ECONÔMICO E FINANCEIRO

A gestão dos ativos

O cenário de incertezas desencadeado pela pandemia de covid-19 provocou grande oscilação nos preços dos ativos em todos os mercados mundiais. A permanência dessa situação durante boa parte do ano exigiu acompanhamento contínuo para avaliar os diferentes contextos e identificar oportunidades que pudessem otimizar a alocação dos recursos e minimizar a pressão sobre as carteiras. Essas foram algumas das iniciativas realizadas em 2020:

  • No final de 2019, foi definida a redução da exposição em renda fixa atrelada à inflação. Ainda que a decisão tenha sido tomada previamente, o ajuste mostrou-se bastante adequado, trazendo proteção no pior momento da crise.
  • Em abril, foi incluído um terceiro gestor especialista em renda variável, voltado à alocação dos recursos em multimercados – estratégia que obteve rentabilidade de 35% no ano.
  • Em maio, foi feito um movimento em ativos de crédito privado como forma de remunerar melhor o caixa, visto que houve um aumento dessa parcela decorrente da redução da exposição em inflação. A estratégia contribuiu positivamente durante o ano, com rentabilidade de aproximadamente 4% sobre o valor investido.
  • Em junho, houve aumento da parcela de CDI nos perfis, com redução da volatilidade e baixo impacto esperado sobre a rentabilidade dos perfis Conservador e Moderado, além de proteção ao perfil Agressivo Renda Fixa Longo Prazo.
  • Para monitorar ainda mais de perto o desempenho dos fundos, foi implementado no sistema MITRA o Controle de Performance dos Investimentos que complementa as informações de acompanhamento dos gestores especialistas contratados.
  • Em outubro, foi realizado investimento em renda variável global (Nasdaq), com proteção cambial. A operação foi feita com recursos da parcela que estava alocada em Investimentos no Exterior e gerou uma rentabilidade acumulada de 107%, sendo 80% proveniente da valorização cambial.

Além dos encontros mensais, foram feitas duas reuniões extraordinárias com o Comitê de Investimentos para discussão das estratégias durante a pandemia. Em 2020, o Comitê manteve sua composição:

Nome Cargo
Marcelo Domingos Pezzutto Presidente do Comitê (Presidente da Visão Prev)
Luis Carlos da Costa Plaster Representante da patrocinadora (Diretor de Relações com Investidores da Telefônica)
Luiz Carlos Moreira Lima Membro independente (Sócio-fundador e diretor executivo da Berkana Patrimônio)
Manoel Carlos Carreiro do Rego Representante dos participantes (Membro do Grupo Econômico-Financeiro da AVISÃO – Associação dos Participantes dos Planos da Visão Prev)
Kleston Santos Faria Representante da patrocinadora (Gerente Sênior Financeiro na Telefônica)

 

Vale destacar que os ativos da Visão Prev são administrados por gestores externos, contratados e acompanhados por avaliações quantitativas e qualitativas, referendadas pela Diretoria de Investimentos e pelo Comitê de Investimentos. Sua principal meta é assegurar a preservação do patrimônio dos participantes e o equilíbrio de longo prazo entre os ativos financeiros e os compromissos da entidade. A escolha dos mercados, e respectivos ativos, é orientada pelas exigências legais que regem o segmento e pelas Políticas de Investimentos de cada plano e perfil.


rodape