GESTÃO E GOVERNANÇA

Boas práticas cotidianas

É no dia a dia das equipes da entidade, sobretudo em períodos adversos como foi o ano de 2020, que os esforços de governança, melhoria contínua, controle de riscos e segurança se mostram essenciais. Ou seja, é nas práticas cotidianas que os processos, regras, estratégias e diretrizes organizacionais da Visão Prev são materializados, observando os direitos, deveres, interesses e expectativas de todos os stakeholders.

 

Auditoria interna

O planejamento anual da Auditoria Interna abrange os aspectos que têm maior relevância sobre as atividades da Visão Prev. Alguns processos auditados em 2020 foram: Folha de Resgate, Portabilidade (Entrada, Interna e Saída), Política de Investimentos e Riscos Financeiros, Comunicação (Chatbot), Novas Concessões de Benefícios, Passivo Contingente, Processos de TI, Atividades Administrativas, Análise de Pagamentos, Análise das Alterações de Legislações, Cybersecurity, Matriz de Riscos e Controles de Gestão. Nesse trabalho, são verificados potenciais riscos e falhas, a integridade dos processos e o alinhamento com as normas internas e externas. A programação e os resultados de todas as auditorias são reportados à administração da entidade.

 

Auditoria externa

Para atender à Resolução CNPC Nº 27, de 06/12/2017 e alterações posteriores, a Visão Prev mantém contrato com uma empresa de auditoria externa para as Demonstrações Financeiras, que englobam Balanço Patrimonial, Demonstração da Mutação do Patrimônio Social e Demonstração do Plano de Gestão Administrativa e demonstrações individuais por plano de benefício, abrangendo a Demonstração do Ativo Líquido, Demonstração da Mutação do Ativo Líquido, Demonstração do Plano de Gestão Administrativa e Demonstração das Provisões Técnicas no comparativo do exercício atual e anterior, bem como as correspondentes Notas Explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis. Os relatórios e pareceres da auditoria externa são produzidos segundo as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis a entidades reguladas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

 

Qualidade monitorada

A área de Qualidade faz o acompanhamento contínuo dos registros junto à Central de Atendimento para avaliar o serviço prestado e identificar as sugestões e críticas dos participantes. Em 2020, dos 8.795 casos examinados, 453 foram contatados após o atendimento (por tratarem de temas que demandam atenção especial) para assegurar sua conclusão com efetividade, gerando maior proximidade e confiança. No total, 96% dos casos foram esclarecidos e os outros 4% receberam novo atendimento via canais diferenciados.
Vale ressaltar que houve uma redução considerável no número de contatos feitos pela área de Qualidade na comparação com 2019 (1.040). Essa redução pode ser atribuída ao nível do atendimento prestado pela Central, sobretudo em relação às flexibilizações oferecidas em função da pandemia (clique no capítulo “Enfrentando a Pandemia” para saber mais).

 

Certificação de dirigentes

Todos os membros da Diretoria Executiva são certificados e habilitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Além disso, superando as exigências da legislação vigente, a Visão Prev certificou 100% dos membros efetivos e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, o que fortalece a governança nos processos decisórios. O mesmo acontece com os membros do Comitê de Investimentos que estão 100% certificados, com ênfase em Investimentos.

 

Ouvidoria

Criada em setembro de 2014, a Ouvidoria da Visão Prev atua no recebimento de reclamações, sugestões e críticas dos participantes. Em 2020, foram encaminhadas 13 demandas (mesmo número de 2019), das quais 30% foram classificadas como procedentes (redução de 33% frente ao ano anterior). O acesso à Ouvidoria é feito pela aba “Atendimento e Comunicação” do site da Visão Prev.

 

Canal de Denúncias

Aberto em 2014 para o atendimento de queixas sobre desvios de conduta, comportamento antiético, fraudes ou corrupção, conforme estabelecido no Código de Conduta e Ética da Visão Prev (clique aqui para conhecer), o canal não recebeu nenhum registro em 2020. Na realidade, desde sua criação, houve apenas um questionamento, em 2019, que, após avaliação, foi identificado apenas como um erro sistêmico e não como denúncia. O canal está disponível na aba “Atendimento e Comunicação” do site da Visão Prev.


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