Com a necessidade de distanciamento social, para evitar o aumento da disseminação da pandemia de covid-19, as iniciativas do projeto “Entidade Digital” da Visão Prev mostraram-se ainda mais adequadas e úteis. A diversidade de meios eletrônicos disponibilizados facilitou a interação com os participantes, mesmo que à distância, e a efetivação de suas escolhas.
O foco do projeto sempre foi simplificar o acesso do participante às informações e soluções que procura. Na prática, isso se traduz na eliminação de procedimentos burocráticos dispensáveis e na economia de tempo e recursos, por meio do uso mais intenso de ferramentas digitais nas atividades internas, bem como na comunicação e no atendimento. Esses foram alguns dos processos criados ou aprimorados em 2020:
Melhorias no WhatsApp
A Visão Prev passou a utilizar um novo fornecedor para rodar o sistema, o que gerou mais estabilidade e menos falhas, melhorando a experiência dos participantes. A satisfação com o canal, que era de 83% nos três primeiros meses do ano, subiu para 93,5% com a mudança.
Site mais atrativo
Foram realizadas mudanças na área aberta do site para manter seu visual e conteúdos sempre atrativos e fáceis de consultar. O layout dos textos foi modernizado, com mais destaque visual para os assuntos de maior relevância em cada período. Os tópicos apresentados nas diferentes seções também foram revistos, assim como os materiais e tutoriais em PDF.
Mais processos via app
Em 2020, o app ganhou duas funcionalidades: Alteração de Cadastro (dados de contato, pessoais, bancários e de beneficiários) e Institutos Online (em caso de desligamento, é possível optar entre os institutos legais, de acordo com as regras de cada plano). As novidades constantes garantem maior autonomia para os participantes.
Extrato regressivo online
Para ajudar no melhor planejamento do uso de seu patrimônio na aposentadoria, os participantes que optaram pela Tabela Regressiva de IR para tributação de seu benefício na Visão Prev podem, agora, acompanhar online a distribuição do saldo nas diferentes alíquotas e o histórico das movimentações mensais de entrada e saída (no caso dos assistidos).
Recadastramento de assistidos
Pelo segundo ano, o recadastramento anual dos assistidos do plano Telefônica BD e aposentados por invalidez e pensionistas por morte dos demais planos foi feito por reconhecimento facial, no período de 8 a 30 de setembro. O processo é totalmente digital (via aplicativo exclusivo), sem envio de documentos ou formulários impressos. O recadastramento é obrigatório e certifica a acurácia do pagamento dos benefícios.
Simuladores mais modernos
Três simuladores – para Assistidos, para Ativos e de Incentivo Fiscal – disponíveis na área aberta do site foram reformulados, utilizando tecnologias simples e intuitivas. A nova versão das ferramentas se ajusta melhor aos dispositivos móveis, como celulares e tablets, facilitando seu uso.
Digitalização de documentos
Em julho, foi concluído o longo projeto de digitalização de todos os documentos de participantes (como contratos de adesão e pedidos de aposentadoria) e de governança corporativa (atas de reuniões da Diretoria e dos Conselhos, entre outros). Durante os 31 meses de realização desse trabalho, foram digitalizadas 157.899 pastas contendo 658.188 páginas.
Os benefícios do processo incluem redução de gastos, melhor acesso às informações, diminuição de espaço físico para armazenamento de papéis e maior segurança e controle, com menos burocracia. Os documentos físicos com exigência legal de guarda foram preservados com rastreabilidade para descarte de acordo com seus prazos específicos de preservação.