MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA

 

2020 terá sido, com certeza, o ano em que passamos pelos mais variados e frequentes testes de resiliência, adaptabilidade e superação. Foram meses muito difíceis, mas também foi um período de grandes descobertas e aprendizados em todos os sentidos.

Aqui, na Visão Prev, depois de tantos contratempos, terminamos o ano com a sensação de dever cumprido, pois conseguimos ultrapassar os principais obstáculos que enfrentamos. A maior prova dessa afirmação é o retorno de nossa Pesquisa de Satisfação de 2020. Essa pesquisa é feita anualmente junto aos participantes de nossos planos que respondem, de forma voluntária, a um questionário sobre mais de 30 aspectos de nossa atuação. Na edição realizada em dezembro de 2020, registramos um índice geral de satisfação (soma das notas 7 a 10) de 94,62%, o que representa um empate técnico com o resultado de 2019 (95,08%) e o segundo maior da série histórica, iniciada em 2007.

Alcançar essa marca em um ano como 2020 é uma conquista realmente importante. Sobretudo quando lembramos do nosso esforço, no final de fevereiro, diante das medidas que tivemos que tomar para enfrentar uma crise da qual ninguém tinha noção real da abrangência, profundidade e duração. A começar pelo trabalho à distância, com a colocação em tempo recorde de todos os nossos profissionais em home office e as implicações dessa decisão em termos de cuidados com a segurança da informação e a plena continuidade de nossas atividades.

Na verdade, olhando retrospectivamente, percebemos que muitos resultados positivos que obtivemos são fruto de uma preparação prévia consistente, por exemplo, através da seriedade com que realizamos nossos testes de PCN (Planos de Continuidade de Negócios) que se mostraram extremamente úteis para o trabalho em home office. O mesmo vale para os esforços que fizemos, ao longo dos anos, dentro do projeto “Entidade Digital” que procura simplificar processos e dar autonomia aos participantes com a ampliação dos meios e ferramentas eletrônicas à sua disposição.

Quando começou a crise, abrimos um novo canal de comunicação no site (o Me Conta Mais), possibilitamos a suspensão do pagamento de empréstimos e a antecipação do abono anual e fizemos uma campanha extra de alteração de perfil de investimentos, entre outras iniciativas. Nosso foco era fazer com que os participantes se sentissem acolhidos e percebessem nossa preocupação em responder as suas necessidades. Por isso, incluímos mais funções em nosso aplicativo, criamos o atendimento pessoal por videochamada na plataforma Microsoft Teams, fizemos várias lives via Facebook e YouTube, revisamos nosso Boletim de Investimentos e aperfeiçoamos nosso atendimento via WhatsApp.

Outro passo importante foi o lançamento de nosso plano família, o Mais Visão. Aberto no dia 1º de setembro, o novo plano chegou ao final do ano com recursos da ordem de R$ 1,6 milhão, superando nossas expectativas iniciais.

No que diz respeito à rentabilidade dos planos e perfis de investimentos, com os impactos e oscilações nos mercados, 2020 não nos possibilitou atingir os níveis de performance do ano anterior, mas conseguimos obter retornos positivos em todas as carteiras por meio da identificação das melhores oportunidades a cada novo momento:

 

PERFIL/PLANO RENTABILIDADE 2020 % DO CDI % DO BENCHMARK
Super Conservador 2,89% 104,5% 101,85%
Conservador 6,64% 240,2% 107,46%
 Moderado 6,57% 237,6% 104,76%
Agressivo 5,24% 189,6% 105,27%
Agressivo RF LP 4,72% 170,5% 105,23%
PreVisão 9,87% 356,8% 97,59%
Telefônica BD 7,28% 263,29% 75,84%

 

De fato, 2020 fez com que tivéssemos que estar prontos para lidar com novos desafios a cada instante. Não foi um ano fácil, mas foi um ano bom, em que percebemos o valor de nos anteciparmos às adversidades, de buscarmos sempre fazer mais e melhor. Isso só é possível porque contamos com um time altamente capacitado e dedicado, com conselheiros comprometidos e, sobretudo, com participantes e assistidos que percebem e reconhecem nossos esforços. Com essa conjunção de fatores, 2020 nos impulsionou para um futuro ainda melhor. Não foi realmente um ano fácil, mas saímos dele muito mais fortes e preparados!

 

Marcelo Domingos Pezzutto

Presidente da Visão Prev


rodape