COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Conteúdos e meios diversificados

Não basta saber o que deve ser comunicado: o valor da previdência complementar, a importância do planejamento financeiro, as regras dos planos, novidades da entidade, a performance dos investimentos… É preciso saber também como e onde comunicar – ou seja, assegurar que forma e conteúdo caminhem juntos de maneira eficiente e equilibrada.

Seguindo esse princípio, a Visão Prev reavalia continuamente as ferramentas e opções de comunicação disponíveis a fim de garantir sua adequação aos diferentes públicos, em seus momentos e modos de vida específicos. Em 2020, esses foram os principais meios usados para incrementar a comunicação, sobretudo em um ano marcado pela forte necessidade de informação transparente e de qualidade:

 

Me Conta Mais

Além de agilizar a implantação de medidas que atendessem às necessidades dos participantes durante a pandemia, a Visão Prev criou o boletim online “Me Conta Mais” que foi usado para divulgar, com maior rapidez, avisos e explicações das iniciativas adotadas pela entidade.

> Clique aqui para relembrar as ações realizadas

 

Site bem avaliado

O site continua sendo uma das opções mais utilizadas para consulta de informações. Na pesquisa anual com os participantes (clique aqui para saber mais), o site obteve índice de 94,42% de satisfação (soma das notas de 7 a 10). A área aberta registrou 295.714 acessos e cerca de 481 mil visualizações no ano, enquanto a fechada recebeu 269.624 acessos, com mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. No campo de busca, houve 4.858 acessos, com 79,42% dos usuários indicando terem encontrado o que pesquisaram.

 

Via Instagram e Linkedin

A Visão Prev lançou sua página no Instagram em março, em um momento muito oportuno dada a necessidade de fortalecer a comunicação durante a pandemia de covid-19. Com o Instagram, a entidade expandiu sua presença junto aos participantes, oferecendo mais uma opção de acesso ao seu dia a dia. Enquanto isso, foram intensificadas as postagens no Linkedin, aumentando a aproximação com o público também por meio desse canal.

 

Facebook e YouTube

A Visão Prev intensificou a realização de lives, via Facebook e YouTube, feitas por diversos profissionais da entidade. Os encontros online abordaram questões como o cenário macroeconômico, as medidas adotadas frente à pandemia, o correto preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, a migração voluntária do plano Visão Telefônica para o Visão Multi e o lançamento do plano família Mais Visão. As lives propiciam maior integração, com o esclarecimento de dúvidas recebidas pelo chat, aproximando ainda mais a Visão Prev dos participantes. No total, as sete lives tiveram mais de 13 mil visualizações.

> Clique aqui para acessar a página no Facebook

> E aqui para o YouTube

 

No Workplace da Telefônica

Em maio, a Visão Prev abriu um grupo dentro do Workplace da Telefônica – plataforma exclusiva de conectividade dos colaboradores das empresas do Grupo no Brasil. No grupo, são publicadas informações sobre previdência complementar, benefícios dos planos e educação financeira, visando auxiliar no planejamento da aposentadoria e esclarecer dúvidas.

 

Vídeos “Visão Explica”

Em junho, a Visão Prev apresentou a série “Visão Explica”, com vídeos curtos postados em seu canal no YouTube, para desmistificar assuntos do mercado financeiro que precisam ser entendidos por todos. Nos seis episódios, o professor e educador financeiro Marcos Silvestre explica, de modo simples e informal, os principais temas ligados aos tipos de investimentos feitos pela entidade.

> Clique aqui para acessar o canal da Visão Prev no YouTube

 

Mirante online

O informativo bimestral Mirante online reforçou seu compromisso com a comunicação clara e objetiva, ampliando a divulgação de matérias de finanças, saúde, comportamento e qualidade de vida, sobretudo com conteúdos relacionados à pandemia. O lançamento do plano para familiares Mais Visão foi tema de uma edição especial (clique aqui para conferir) que reuniu entrevistas, dicas e explicações de suas regras. Na Pesquisa de Satisfação 2020, o Mirante conquistou o índice de 91,23% (soma das notas de 7 a 10) e teve 30.816 visualizações de página durante o ano.

> Clique aqui para acessar

 

Boletim de Investimentos

O boletim mensal passou por uma reformulação na edição de setembro. Além das análises de cenário e do desempenho das carteiras, a publicação traz agora entrevistas com especialistas sobre questões que impactam os mercados. Quem preferir pode acessar a versão em PDF com a performance dos investimentos dos planos/perfis e dos principais indicadores.

> Clique aqui para acompanhar

 

Visão Educa

O programa de educação financeira e previdenciária da Visão Prev, o Visão Educa, contou com o lançamento do Desafio Visão Educa, em outubro. Ao longo de onze semanas, foram divulgados temas direcionados a três níveis de conhecimento: básico, intermediário e avançado. Em formato de blog, o site do Desafio busca compartilhar informações não apenas entre os participantes dos planos, mas também junto a seus familiares e à sociedade como um todo.

> Clique aqui para conferir

 

Aplicativo

A cada ano, o aplicativo da Visão Prev fica mais interativo e transacional, permitindo que o participante faça mudanças e escolhas relativas ao seu plano. Em 2020, as novidades foram a atualização cadastral e opção de instituto online. O download do aplicativo é gratuito (foram 1.829 novas instalações no ano) via App Store ou Google Play, conforme o sistema operacional do celular.

 

Canal preferido

Os participantes foram convidados a escolher o meio mais prático e eficiente para receber as informações e mensagens da Visão Prev. A opção é pessoal e permite selecionar um dos três canais disponíveis – e-mail, SMS e WhatsApp – para envio dos comunicados. A definição pode ser feita (e alterada) via Central a qualquer momento (clique aqui para saber mais).


rodape